quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Solidão

Uma vez eu li um texto da Martha Medeiros sobre amar sua própria companhia e aprender a estar sozinho e divertir-se consigo mesmo. Concordo. Mas estar sozinho é diferente de sofrer de solidão. E a depressão geralmente traz em si esse mal. Não sabemos direito se somos nós que nos afastamos das pessoas ou se são as pessoas que se afastam de nós. Parece um beco sem saída, um poço sem fundo.


Nos sentimos abandonados por quem mais amamos, incompreendidos. Transformamos esse sentimento de abandono em raiva e descontamos nas pessoas ao nosso redor, afastando-as ainda mais do nosso convívio. É um ciclo vicioso.

Por mais doloroso que seja, às vezes é preciso, nessa nova etapa da vida, de estágio depressivo, buscar novas amizades. Inscrever-se em um curso, numa academia, ligar para os novos colegas, participar das confraternizações. Eles podem não ser seus amigos, mas serão companhias. Procure se divertir com eles. Dar risadas, sair, respirar um pouco. Relaxar.

Mas aí você vai dizer: se eu nem consigo sair de casa, como eu vou fazer tudo isso? Calma, é um processo. Um passo de cada vez. Primeiro você precisa se agarrar a uma coisa muito importante para você, algo que te faça muito bem, que você ame. Segundo, você precisa colocar isso como um compromisso e ir mesmo sem ter vontade. Forçar a barra mesmo. Os compromissos nos mantém ativos e longe do peso de querer estar deitado na cama ou comer uma caixa de bombom inteira, chorar, gritar.

Outra coisa: se você está em depressão, levante-se e se arrume. Não fique de pijama o dia todo em casa. Eu sei, eu já fiz isso várias vezes, não estou julgando. Mas se esforce para não fazer. Se você é mulher, passe uma maquiagem, arrume o cabelo, vá ao salão. Mesmo sem ter vontade! Depois essa vontade vai vir e você vai se sentir melhor.

A solidão é um dos piores castigos do depressivo. E a não ser que você seja um afortunado, ninguém vai fazer por você o que você tem que fazer. Levantar-se da cama, por mais doloroso que seja. Eu, sei, parece que você pesa 300 Kg e não consegue levantar. Mas, vamos, você vai conseguir. Um passo de cada vez. Estamos juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!