sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Amor demais

Amor demais sufoca. É como a criança pequena, que de tanto amar, aperta um pintinho até matá-lo, sem querer... Ou como aquele desenho animado da menina Felícia que quer apertar os bichinhos fofinhos até que lhes saltem os olhos. 


Pois é, parece que tem até um estudo da Universidade Yale, nos EUA, publicado na revista Psycological Science, explicando que é normal sentirmos uma euforia positiva quando vemos um filhote de gato ou cachorro. Mas, logo depois, outro impulso, o de morder e apertar até a morte, costuma aparecer como uma forma de neutralizar o primeiro sentimento positivo que está fora de controle. É, sim, muito louco. (risos).

Já esteve com alguém assim, que parece amar demais, que quer controlar a sua vida e cada passo que você dá? Que sente ciúmes a ponto de achar que você é desejado ou desejada por todos e que precisa “proteger” você, a presa indefesa, desses predadores maus?

Tem um grupo de autoajuda: Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA). Já ouviu falar? A instituição se define como “uma irmandade de mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, para resolver problemas em comum e ajudar outras mulheres a se recuperarem de sua dependência de pessoas.” Isso é muito sério. Essas mulheres sofrem abusos físicos e psicológicos e não conseguem abandonar os seus parceiros!

O ciúme é destrutivo no relacionamento e nada justifica a violência, seja ela física ou psicológica. A Bíblia Cristã diz que o ciúme é como uma sepultura: “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas”. Cânticos 8:6

Em outro versículo, a Bíblia defende: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece” 1 Coríntios 13: 4

Vamos amar muito sim, mas com liberdade e dando asas para quem se ama voar e voltar quando bem quiser. Esse é o verdadeiro amor. Libertem as borboletas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar seu comentário!